top of page

Projetos arquitetônicos

A palavra projeto quer dizer intenção, desígnio, plano e, tecnicamente representa um conjunto de ações caracterizadas e quantificadas com a finalidade de concretizar um objetivo.

Seja o projeto arquitetônico de edificações ou de interiores, existem etapas que organizam a sequência de sua elaboração.

   1. Levantamento de informações preliminares

Programa geral de necessidades do cliente, estudo de viabilidade e levantamento das informações técnicas específicas.

Nesta etapa são levantados os espaços e equipamentos que receberão intervenções sejam novos ou a serem reformados.  São pesquisadas as viabilidades de serem transformados segundo exigências urbanísticas, técnicas e de todos os agentes envolvidos.

   2.Estudo Preliminar

Apresentação de soluções alternativas para as requisições. Pode ser representado por plantas, vistas, perspectivas e imagens de referências.

   3.Anteprojeto arquitetônico

A partir do estudo preliminar aprovado, mais detalhes e informações são incorporados no projeto, como definições estruturais, de instalações, volumetrias, conforto ambiental, soluções tecnológicas e econômicas.Tem como objetivo obter aprovações do cliente para que as próximas etapas possam ser desenvolvidas.

   4. Projeto para licenciamentos

Nesta etapa são produzidos documentos para montar processos de obtenção de alvarás e licenças, junto à Prefeitura, órgãos de preservação do patrimônio, administrações de condomínios, etc.

   5. Coordenação de projetos complementares

Essa atividade se á ao longo do desenvolvimento dos projetos e dependendo da complexidade do projeto pode abranger a coordenação e compatibilização de projetos complementares, como o estrutural, de instalações elétricas, dados e voz, instalações hidráulicas, de ar condicionado, paisagismo e outros que forme necessários.

   6. Projeto executivo arquitetônico

Esta etapa do projeto produz o conjunto de documentos de todos os elementos para execução da obra, sejam desenhos ou memoriais, com todo o detalhamento necessário.

 

   7. Documentação conforme construído (As Built)

É a atualização de documentos, informando como os espaços ficaram após as intervenções.

bottom of page